domingo, 31 de julho de 2011

As Cores de São Roque

Pelos artistas, São Roque é representado com trajes de peregrino, com o Bordão de viajante, acompanhado pelo animal fiel. A cor marrom das vestes representa a constância, a necessidade de segurança, a dependência, a disciplina e a uniformidade, induzindo ainda à observação de regras. O marrom simboliza a terra e o outono. É também a cor da humildade e da degradação. Como o marrom é uma espécie de vermelho escurecido, ele possui a vitalidade e a força impulsiva do vermelho, só que de forma atenuada pelo preto neutralizador. Assim, o marrom é uma cor que transmite uma vitalidade passiva. É uma cor indiferente, comumente preferida por religiosos e andarilhos. Por isso é que se diz que o marrom realça a importância das raízes, do lar e do agrupamento social. Na Idade Média, o marrom era a cor de luto. Várias ordens religiosas o adotaram para mostrar renúncia ao mundo material (São Roque é tido como modelo de renúncia e abnegação).
Maravilhosamente, nas procissões de São Roque em nossa cidade, a população enfeita o andor do santo, bem como a Igreja, com flores e fitas amarelas, e, algumas vezes em tons de amarelo e laranja. Elas dão um lindo contraste ao marrom. O amarelo é a cor da vivacidade, da alegria espirituosa e espiritualidade. A cor amarela possui qualidades expansivas e habilidade em romper a escuridão. O amarelo representa a energia vital, formada pela natureza que a tudo revitaliza e reproduz. Cor nobre e indica atividade mental, no aspecto físico e energia espiritual, na área do espírito. Psicologicamente, o amarelo está ligado à liberação da carga da responsabilidade excessiva, à redução dos complexos, à diminuição da inquietação, da ansiedade e das preocupações. Tudo de um modo suave, mas não inconsequente. O amarelo é uma cor ativa, expansiva, ambiciosa, excêntrica e inquiridora. Está ligada a certos estados d’alma, como a euforia, a variabilidade, a expectativa e a espontaneidade. E está associada com a originalidade, a mente radiante, a franqueza, a luz solar e a felicidade. Também nossa cidade, na época das Festas de Agosto, está enfeitada com suas flores símbolo, o Ipê-amarelo, como que para harmonizar com a festa de nosso santo padroeiro.Assim, a cor amarela no andor de São Roque, nos transmite a paz de espírito e a alegria – júbilo, triunfo, aleluia - necessários para enfrentar e superar as doenças incuráveis. A passividade da cor marrom é compensada com a atividade da cor amarela, dando equilíbrio à imagem do andor, na procissão. O amarelo é a cor da luminosidade, da luz, com frequência usada para o Sol. Entretanto, a cor inicialmente escolhida entre todas para o Sol é o laranja, porque ela combina o amarelo com a cor “elemental” do fogo, que é vermelho, já que o Sol é um planeta do fogo. Quando o amarelo se combina com o vermelho para dar o laranja, o resultado é revigorante, energizante, emocional, vitalizante.
Ambas as cores são quentes, e o amarelo tem um efeito brilhante, animador, especialmente sobre os estados mentais (o planeta Mercúrio é o regente da mentalidade). Alguns quartos de doentes são pintados de amarelo para conseguir os benefícios acima citados.
O amarelo na heráldica eclesiástica, está ligado ao metal ouro, elemento fogo, ao astro Sol e a pedra preciosa correspondente é o Topázio Imperial. As virtudes são caridade e excelência da nobreza. Também está relacionada ao Domingo e ao mês de Julho. Consta que no século XV este cristal era usado sobre úlceras da peste. Um médico romano afirmava ter curado muitas feridas abertas tocando nelas com uma pedra que havia pertencido a dois papas.
O topázio amarelo é conhecido como topázio imperial, e é o de uso mais comum para efeitos energéticos. Atua no plexo solar (terceiro chakra), ativando-o e equilibrando-o. A cultura hindú define topázio como fogo e, portanto, seria utilizada para recuperar a energia gasta durante todo o dia. Por isso, muito útil no caso de precisar de motivação no trabalho ou estudo. O topázio é associado à riqueza, saúde e a esperança. Ajuda a promover a digestão física e mental, colocando em foco as emoções e os pensamentos. Ensina a respeito da irrealidade da matéria e da eternidade do espírito. Magnetiza nosso ser por inteiro, o que significa que nos carrega com uma capacidade maior de compreensão, vontade, clareza, concentração e criatividade. É excelente ajuda nos casos de trauma nervoso, exaustão ou depressão mental. Promove a ligação e a manifestação consciente da sabedoria. Alivia a dor do reumatismo. Age contra falsos amigos, inveja, intriga, doença, injúria, morte súbita e loucura. Regula o sistema digestivo e é usado para auxiliar na perda de peso.O topázio é indicado aos nascidos sob o signo de Sagitário. Estes são beneficiados com estímulos à criatividade e busca pela paz interior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário